A cárie na primeira infância refere-se a presença de 1 ou + dentes cariados, restaurados e até perdidos em crianças com menos de 6 anos de idade. Esta doença traz um grande impacto na qualidade de vida das crianças.
Além da má higiene oral, as crianças pequenas podem apresentar um padrão inadequado de amamentação. Muitos pais colocam a criança na cama para um cochilo com a mamadeira pendurada na boca. A criança adormece e o leite açucarado se espalha por toda a superfície dos dentes. Então, os micro organismos cariogênicos ‘atacam’ os dentes (produzem ácidos decorrentes da fermentação dos açúcares adicionados ao leite) e a doença progride rapidamente.
Assim, as recomendações para evitar a CPI incluem: limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas em crianças com menos de 2 anos de idade, escovar os dentes duas vezes por dia com pasta fluoretada (ao menos 1000 ppm) usando uma quantidade adequada e obter orientações preventivas no primeiro ano de vida com um Odontopediatra de confiança.