CORONAVÍRUS, O QUE É PRECISO SABER?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Seu período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com a fonte transmissora e o início dos sintomas, tem sido registrado entre 5 e 14 dias. Dessa forma, é pertinente que essa janela temporal seja respeitada em caso de confirmação de contágio.

E o que fazer para prevenir a contaminação? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter os locais bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais como pratos e talheres.

Referências: http://cfo.org.br/website/wp-content/uploads/2020/03/Comunicado-CFO-Coronavirus-Inscritos-1.pdf; https://coronavirus.saude.gov.br/ e https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/13/como-diferenciar-coronavirus-de-gripe-e-resfriado.htm